Rod BR 101, KM 65,5 S/N, São Miguel dos Campos - AL
CEP 57.240-000
(82) 3271-9999

Novidades

Mapeamento genético é forte aliado no desenvolvimento da pecuária

Imbiribeira 03Desenvolver a pecuária alagoana é um dos principais objetivos das agropecuárias Olival Tenório, Nelore SMP e Imbiribeira Pecuária. Uma das medidas para conquistar um crescimento sólido foi à união de forças e investimentos. Promotores de um dos principais leilões do estado, o Nelore União, os criadores destacaram a qualidade genética e os avanços da tecnologia, que proporcionam atender as exigências do mercado, como as principais ferramentas para pecuária do futuro.Quando se fala em futuro, no quesito produção de alimentos, ele é o mais breve possível. Atender um mercado que só cresce vai exigir dos produtores mais agilidade, por isso, o foco da edição do Nelore União deste ano é a precocidade.  E constatando que o futuro já chegou os compradores terão a oportunidade de conhecer a além da genealogia dos animais, as características produtivas dos lotes através da avaliação genética da tecnologia Clarifide. A nova tecnologia tem como base os melhores planteis da raça Nelore no Brasil. Para Fred Andrade, um dos assessores do leilão, os produtos ofertados no Nelore União foram muito bem avaliados, tanto pela nova tecnologia, como pelo crivo dos assessores do remate, que contam com a experiência do dia-dia no campo.

“Todos os animais do leilão foram avaliados cuidadosamente para garantir a ofertar do melhor dos planteis SMP, Imbiribeira e Olival Tenório. Posso garantir que não foram constatados defeitos genéticos, morfológicos, eles são perfeitos e ainda vão a leilão com fertilidade comprovada. Valorizando a precocidade sexual e a produtividade”, avaliou o Fred Andrade, veterinário e assessor técnico do leilão.

E é por essa pecuária de resultados que as agropecuárias trabalham nos últimos anos. De acordo com Marla Tenório, da Agropecuária Olival Tenório, há alguns anos os acasalamentos eram feitos fenotipicamente ou a partir somente das características observadas nos animais, mas o surgimento da Diferença Esperada na Progênie (DEP) e dos marcadores moleculares a exatidão nos resultados será muito maior. “É inevitavelmente a aliança dessas tecnologias. Elas vão dar aos criadores touros precoces e matrizes precoces. E só com a precocidade conseguiremos atender a demanda de mercado”, frisou Marla Tenório.

Mauro Paiva, Nelore SMP, lembrou ainda que as três agropecuárias juntas formam a maior relação de vacas registradas do estado, ou seja, possuem maior poder de negociação no mercado. “Nossa união é desde a base. A filosofia é a da produtividade e precocidade, características que o mundo está procurando. Nos EUA, por exemplo, as vacas estão parindo gêmeos, e me parece que essa será a evolução”, declarou Paiva.

Produzir mais com menos tempo também é o lema do mais novo aliado do Nelore União. Luiz Otávio Jatobá, da Imbiribeira Pecuária, revelou que a experiência da Olival Tenório e do Nelore SMP tem gerado uma satisfação muito grande ao grupo.  Uma coisa posso afirmar, brigamos pela qualidade do produto e só vendemos o que gostaríamos de comprar”, destacou Luiz Otávio.

 


Contato Para maiores esclarecimentos envie-nos uma mensagem

Equipe Faça parte da nossa equipe